24/05/2009

PLANEJANDO ATIVIDADES - ATIVIDADES 2.5 E 2.10

PLANEJANDO ATIVIDADES – ATIVIDADE 2.5 E 2.10

A atividade planejada a desenvolver é o Projeto Água, com a turma de 1º ano das séries iniciais, com 25 alunos, na minha turma.
Durante as atividades a serem desenvolvidas no projeto pretende-se alcançar alguns objetivos de aprendizagem:
Perceber a importância da água em nossas vidas, despertando a curiosidade em busca de informações sobre a água e a sua preservação, melhorando hábitos e atitudes dos alunos em relação ao meio.
Despertar a curiosidade, a criatividade e o gosto pela leitura, percebendo os diferentes tipos de textos e meios de comunicação.
Desenvolver habilidades de expressão oral e escrita, atitudes de colaboração, habilidades artísticas e a espontaneidade de cada um.

As atividades serão desenvolvidas em aulas interativas envolvendo a participação de todos.
Os recursos necessários para o desenvolvimento das aulas serão: Questionários, mural, jornais, livros, revistas, cd, som, TV, vídeo, filmes, computador, folhas e material de uso diário.

Os educandos precisarão da participação da família para desenvolver algumas das atividades trazendo materiais e respondendo questionário em casa.

A avaliação será de forma coletiva, em todos os momentos da aula, de uma forma global, respeitando a maturidade e o nível de escrita em que o aluno se encontra. Será a oportunidade para que as crianças se sintam instigadas a avançar melhorando os seus conhecimentos.

ATIVIDADES DO PROJETO ÁGUA:

1ª AULA:

No dia anterior os alunos levarão para casa um questionário para responder juntamente com os seus pais:
Questões:
1)Você tem água tratada na sua casa?
2)De onde vem esta água?
3)Tem algum riacho perto da sua casa? Qual?
4) No que você mais usa água na sua casa?
Traga para a escola uma conta de água de sua casa.

Na aula seguinte os alunos se disporão sentados em círculo, com os seus questionários e contas para iniciarmos nossa conversa sobre a água. Começarão a conversar sobre as respostas que fizeram junto com seus pais, depois mostrar as contas e fazer comparações entre os colegas das mesmas. Irão verificar quem gasta mais ou menos? O que fazer para economizar? Como preservá-la? Como é nas suas casas? Quais as atitudes a tomar na sua casa para preservar a água? Como estão os rios perto de suas casas? De onde vêm à água que bebemos?
Irão expor no mural do Projeto as contas e farão a escolha de um nome para o Projeto.
Depois coletivamente será construído um pequeno texto sobre o que descobriram na aula de hoje sobre a água, faremos a leitura do texto e após irão expor os textos no mural.

2ª AULA:

As crianças irão ouvir a música “Planetinha Água” de Beto Hermann, os mesmos irão aprender a cantar e farão a dramatização da música.
No segundo momento eles pensaram em uma palavra que lembre água ou sobre a sua importância e irão até o computador para digitar esta palavra. Voltarão para a sala com a sua palavra pronta, recortarão em uma folha um pingo de chuva para colar esta palavra dentro e será montado no mural uma grande nuvem com esses pingos lembrando sempre a nossa água.


3ª AULA

Anteriormente solicitar aos alunos para trazerem a escola recortes, figuras, reportagens, tudo o que encontrarem relativo à água para a próxima aula.

Em sala de aula terá disponível materiais como jornais, livros, revistas e os materiais que trouxeram para pesquisar sobre a água. O professor deverá ler aos alunos algumas reportagens, curiosidades que aparecerem, os mesmos deverão escolher o material que quiserem e faremos a exposição no mural. Após em uma folha branca deverão desenhar livremente sobre o que escolheu. No momento do desenho os alunos ouvirão o som das águas do CD da Corsan.

4ª AULA

Os alunos irão assistir um filme: Sugestões: Príncipe das Águas, A Era do Gelo 1 ou 2.
Após assistir o filme irão conversar, analisando os aspectos relevantes no filme, após o professor fará um fechamento sobre as aulas da semana. Os alunos deverão juntos montar um panfleto de informações sobre a preservação da água. Cada um poderá criar o seu, após será reproduzido e distribuído para os outros alunos da escola.
Todos os panfletos ficarão visíveis no mural do Projeto.

Sugestões de Pesquisa para Professor e Aluno:
http://www.guiaecologico.com.br/leitura.php?id=63 – Sobre o Multiuso da água e educação ambiental.
http:///www.brasilescola.com/geografia/agua.htm - Curiosidades sobre a água e seu uso no site Brasil Escola.
http://www.amigodaagua.com.br/ - Site Amigos da Água.
http://www.redebrasil.tv.br/salto/boletins2005/nfa/tetxt5.htm - Artigo: Novas formas de aprender, novas formas de avaliar, do programa Salto para o Futura/TVEscola, sobre Mapas Conceituais.
http://www.canalkids.com.br/meioambiente/planetaemperigo/planeta.htm - Canal Kids - Água no Planeta.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/newsSoftwareOnLine.action - Reportagem que indica softwares para tornar sua aula mais dinâmica.

Um comentário:

  1. Rose dou uma valoração enorme ao teu Projeto Água, porque a ausência dela nos condena ao desaparecimento. Tenho muitos entraves nesta questão. Não condeno ninguém, porque se assim o fizesse, talvez eu viria saída, mas por enquanto não as tenho, e se as tivesse, também não os condenaria, porque isso se tornaria desnecessário. Olho o nosso rio e sinto uma tristeza imensa, ele que poderia ser a nossa esperança, as nossas alegrias, a nossa felicidade, a nossa saúde, não o é, não por culpa dele, pela nossa insensatez, nosso desconhecimento, nossa ignorância, nosso imediatismo, o nosso não planejar, não pensar, não nos responsabilizar. Fico imaginando a sua beleza, cortando a nossa cidade. A sua água correndo tranquila, o seu barulho calmo, nos dando a sensação de paz, de plenitude, de realização, de tudo nos bastar. Tenho certeza que um dia isso ainda será possível, me pergunto quando, como, ainda não encontro resposta, mas sei que temos a inteligência a nosso favor e um dia ela terá o despertar para a beleza da vida, do nosso ambiente, das nossas pessoas, e poderemos viver calmos, tranquilos, desfrutando da beleza e da vida, que possuimos. Beijos, scipi5.

    ResponderExcluir